Sobre Nós

Quem é a Cáritas Diocesana de Amargosa?
Cáritas Diocesana de Amargosa é uma organização da Igreja Católica da Diocese de Amargosa e está vinculada a Cáritas Brasileira, atende aos municípios localizados nas três áreas geográfica e culturalmente bem distintas da Diocese: a zona da mata, a região da caatinga e a região litorânea.
Atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.
A sua missão é testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo a vida, promovendo e animando a solidariedade libertadora, participando da construção de uma nova sociedade com as pessoas em situação de exclusão social, a caminho do Reino de Deus.
A Cáritas Diocesana fundada em 12 de maio de 1966, surgiu com o objetivo de administrar a distribuição de donativos recebidos do governo americano para o povo, esta fase a ocupou por muito tempo. Na segunda fase dedicou-se aos cursos profissionalizantes e instalação de creches. Por volta dos anos 80 decide intensifica seu apoio às organizações e movimentos populares, se preocupando também em como contribuir para uma educação política permanente. A partir de 2004 intensifica o apoio às organizações sociais da diocese, Implanta o Instituto de Fé e Política para a formação permanente de militantes das organizações sociais da região, acompanhamento dos Catadores de Recicláveis, com o Reciclando Vidas e o Observatório de Politicas Publicas, no município de Santo Antônio de Jesus, Organizações das Cáritas Paroquiais nos diversos municípios da Diocese de Amargosa, Na perspectiva da convivência com o semiárido celebrou convênios e contratos com os Governos Estadual e Federal e firmou parcerias com a Cáritas Brasileira e Regional Nordeste III para a instalação das tecnologias de acesso a agua atendendo aos municípios de Amargosa, Elísio Medrado, Santa Terezinha, Castro Alves, Iaçu, Itatim, Rafael Jambeiro Milagres, Brejões, Irajuba e Cabaceiras do Paraguaçu. Durante estes últimos seis anos foram construídas 3.438 cisternas de consumo humano, possibilitando armazenar 55.008.000 de litros de água para beber cozinhar e escovar os dentes. Com a construção de 874 cisternas de produção, 482 barreiros trincheira familiar, 23 barreiros trincheira comunitários já possibilitou armazenar 369.148.000 para a produção de alimentos e criação de animais.
Com quase 50 anos de historia, fazemos parte de uma rede solidária, que conta com diversos agentes espalhados nos municípios de atuação da entidade, entre eles Cáritas Paroquiais, Catadores e Catadoras de Recicláveis, pedreiros, famílias beneficiadas, monitores, comissões municipais, comunidades paroquiais, Sindicatos de Trabalhadores Rurais. Todo este trabalho tem sido fortalecido em parceria com a Cáritas Regional Nordeste III, Cáritas Brasileira e Cáritas Internacional e a Articulação Semiárido Brasileiro.
Nos últimos 08 anos tem sua ação com foco na convivência com o semiárido na região da Caatinga, formação de Lideres pelo Instituto de Fé e Politica, contemplando um numero superior a 5.000 famílias.

Missão
Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social. 

Diretrizes 
Defesa e promoção de direitos
Incidência e controle social de políticas públicas
Desenvolvimento solidário e sustentável
Fortalecimento da Rede Cáritas.

Princípios 
Defesa e promoção da vida humana;
Defesa e promoção da sociobiodiversidade;
Mística e espiritualidade libertadora;
Ecumenismo, diálogo inter-religioso e intercultural;
Cultura da solidariedade;
Relações igualitárias de gênero, raça, etnia e geração;
Projeto de sociedade solidária e sustentável;
Protagonismo dos excluídos e excluídas;
Democracia Participativa.


Conheça a Cáritas Brasileira http://caritas.org.br/quem-somos-e-historico