quinta-feira, 19 de abril de 2012

III CONGRESSO DE FÉ E POLÍTICA DIOCESE DE AMARGOSA – BAHIA


   Jiquiriçá-BA
Maio/2012

JUSTIFICATIVA
Os 70 Anos de Evangelização da Diocese de Amargosa, a 25ª Manifestação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Região de Amargosa, o fortalecimento das Comunidades Eclesiais de Base, a retomada reflexiva das Organizações Populares sobre sua identidade e missão, o novo flanco de enfretamento do sistema: o Tribunal Popular do Judiciário, que faz pautar até que ponto o poder judiciário é intocável, as eleições municipais e a 5ª Semana Social Brasileira são dados que respaldam o III Congresso de Fé e Política desta Igreja Septuagenária.
Com este cenário se quer articular, melhorar e empoderar as lideranças e o povo das Comunidades Eclesiais de Base e dos Movimentos Populares para continuar testemunhando ao conjunto da sociedade a necessidade de fiscalização, transparência e honestidade como sinais visíveis de um Estado totalmente a serviço do Povo através de uma democracia participativa pautada na fé e na politica.
Assim, os alunos do Instituto de Fé e Política de Cáritas da Diocese de Amargosa, acreditando no que seja imperativo da fé cristã, neste momento de escolha do Estado que queremos, a partir dos Municípios, decidiram assumir a organização deste Congresso com a intenção de ampliar a reflexão com “mais gente” sobre o papel de cada um na mobilização popular e na articulação da fé, com a saúde, com a educação, com o judiciário, com a economia e  com o social sustentável.
Também se espera, que nesse III Congresso, se confirme que a vida humana só se dá a partir do reconhecimento, de que o Homem e a Mulher são, inviolavelmente, Imagem e Semelhança do Deus que se encarnou na pessoa de Jesus Cristo e proclamou vida em plenitude para todas as pessoas e, de modo especial, os mais empobrecidos. 

 OBJETIVO
Contribuir na formação sóciopolítica de lideranças comunitárias e políticas, a partir de princípios evangélicos e valores éticos, à luz do pensamento social da Igreja  na perspectiva de uma sociedade sem exclusão, economicamente justa, politicamente democrática, socialmente solidária, culturalmente plural e ecologicamente sustentável. 








PROGRAMAÇÃO
      
         04 de Maio de 2012 (Sexta)

    1.      19:30 – Mística (Taperoá)
    2.      20:00 – Abertura: Dom João Nilton (O papel da igreja na realização das semanas sociais)
  3.    20:30 – Exposição Temática: O Estado para que e para quem? (Assessoria: Pe. Nelito – Brasília).
  4.    21:15 – Debate:
  5.    22:00 – Considerações dos  expositores

   05 de Maio de 2012 (Sábado)

  1.    08:00 – Divisão dos participantes em grupos temáticos
Temática central: participação da sociedade no     processo de democratização do estado.
- Grupo: Tribunal Popular do Judiciário (Colaboradores: Dr. Antônio Brasileiro, Dr. Ednaldo, Paulo da Fase, Joziel de Jesus, Gelson Correia, Ademilto Ferreira, Dayane Silva, Mauriza Silva, Honorato Mendes, Manoel Missionário).
- Grupo: Educação (Colaboradores: Profº Edvaldo Couto, Profª Antonia, Paula da Hora, Naira Cova, Elisandra de Jesus, Maria do Carmo, Ailma Geraldo, Paulo Cesar da Silva).
- Grupo: Saúde (Colaboradores: Drª Isabel, Srª Maria Lourença, Srª Ana Goto, Alvino de Jesus, Uberlandio Oliveira, Joilson de Jesus, Edino Pimentel, Edipo Lisboa)
- Grupo: Assistência Social (Colaboradores: José Carlos, Cátia Cardoso, Maria de Fátima do Vale, Marinalva Rodrigues, Lucilene Freitas, Cátia Souza, Edivaldo Araujo, Clotildes Nunes)
  • 14:00 – Plenária: Apresentação das reflexões dos grupos temáticos e apresentação de ações concretas (bandeiras de lutas)Considerações dos colaboradores
  • Encerramento: Apresentação Cultural: (Ponto de Cultura de Ubaíra)

MENSAGEM

“A primeira missão que Jesus confiou à sua Igreja não é de ordem social, política ou econômica, mas de ordem religiosa. Porém, desta dimensão religiosa, deve a Igreja extrair força e luz para ajudar a organizar a sociedade humana em seus aspectos políticos, sociais e econômicos, de acordo com os mandamentos da lei de Deus (GS 42) 
  
REALIZAÇÃO
Diocese de Amargosa
Dimensão Sócia Transformadora

Cáritas Diocesana e Regional NE III

Instituto de Fé e Política de Cáritas da Diocese de Amargosa

Sindicatos Urbanos de Santo Antônio e Região

Pólo Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais 


OBSERVAÇÕES  
A realização do evento acontecerá no Colégio Estadual Reunidas Castro Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário