quarta-feira, 5 de setembro de 2012

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO MODALIDADE SELEÇÃO DE CURRÍCULO E ENTREVISTA EDITAL N° 001/2012



O Presidente da Cáritas Diocesana de Amargosa –BA,nouso de suas atribuições legais torna público que, estão abertas inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, para atuação no “Projeto Cisternas”  e “Mais água”convêniosfirmados com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Para todos os efeitos, o conhecimento prévio das normas contidas neste instrumento é requisito essencial para participação em quaisquer das etapas doprocesso seletivo. O candidato que deixar de atender às normas aqui estabelecidas será eliminado do processo de seleção.

1. Das Disposições Preliminares:
1.1 - Número de vagas/função:
A - 02Coordenador/a de Projetos
B - 10Animador/a Social
C - 02Auxiliar Administrativo
D - 01Comunicador/a social
E - 01Educador social
F - 02Gerente Financeiro

1.2 - Outras Disposições:
1.2.1 - Regime de Trabalho: 44 (quarenta e quatro) horas semanais
1.2.2 -não serão pagas horas extras para nenhum dos cargos descritos no item 1.1, sendo utilizado o sistema de banco de horas, com compensação previamente acordada com a coordenação e ou direção da entidade.
1.2.3 –A contratação será efetuada através de uma cooperativa previamente contratada pela Caritas Diocesana de Amargosa.
12.4- Os contratados deverão participar das atividades de formação executadas pela Caritas Diocesana de Amargosa ou por esta designada.
1.2.5-Fixar residência em um dos municípios que compreendem a micro-região de Amargosa – Bahia;
1.2.6 - Contrato: Tempo determinado.
1.2.7 - Salário: Especificado no momento da entrevista.
  
  2. Habilidades e requisitos para a função:

      A)   Coordenador/a de Projetos – (02 vagas)
Atividades: Coordenar e acompanhar o desenvolvimento das atividades de planejamento e execução do projeto e pessoas, com vistas ao bom desenvolvimento dos Projetos, no âmbito da convivência com o semi-árido; coordenar reuniões; elaborar relatórios e pareceres; supervisionar processos técnicos e pedagógicos; planejar e processar as contratações necessárias à execução das metas; coordenar equipe multidisciplinar, grupos, reuniões e eventos.
Exigências para participação: Formação nível superior(ciências agrarias, sociologia, administração, Gestão Ambiental, Educação do campo e áreas afins); experiência mínima de 02 (dois) anos comprovada em assuntos relacionados com as atividades a serem desempenhadas; conhecimentos e experiência em trabalhos junto aos Movimentos Sociais e Populares; conhecimentos em áreas de convivência com o semi-árido; experiência com projetos sociais e/ou trabalho com comunidades; capacidade de trabalhar em equipe interdisciplinar; capacidade de expressão e comunicação.Participar das atividades de formação executadas pela Caritas Diocesana de Amargosa ou por esta designado.Disponibilidade para viagens e trabalhar final de semana, caso necessário, carteira dehabilitação B, preferencialmente AB.

B) Animador/a Social – (10 vagas).
Atividades: desenvolver trabalho educativo em comunidades rurais do semi-árido, cadastramento de famílias com objetivo de motivar as famílias para o processo de convivência com o semi-árido; organizar e acompanhar os processos de capacitação das comissões municipais e de pedreiros; acompanhar construção de cisternas e equipamentos outros de captação de água da chuva;lançamento de dados; preenchimento de fichas; organização de cursos; monitorar e subsidiar os processos de compra e entrega de materiais de construção; organizar visitas de intercâmbios e trocas de experiências; tecnologias de armazenamento de água de chuva.
Exigências para participação: Ensino médio, preferencialmente com qualificação técnica em agrícola, zootecnia, alimentos ou em áreas afins; domínio de leitura e escrita; habilidade de preenchimento de questionários; experiência comprovada em assuntos relacionados com as atividades a serem desempenhadas; conhecimentos e experiência em trabalhos junto aos Movimentos Sociais e Populares; experiência com projetos sociais e/ou trabalho comcomunidades no campo de animação de comunidades para atividades comunitárias de convivência com o semi-árido, em especial processos de captação de água para produção e hortas comunitárias.Participar das atividades de formação executadas pela Caritas Diocesana de Amargosa ou por esta designado.Disponibilidade para viagens e trabalhar final de semana, caso necessário, carteira dehabilitação A, preferencialmente AB.
    
C)   Auxiliar Administrativo (02 vaga).
Atividades: realizar pesquisas de preços junto a fornecedores para aquisições de materiais e serviços; organizar os processos de compras; digitar os processos financeiros em base de dados específica; receber e analisar as prestações de contas dos animadores de comunidades; realizar eventuais serviços externos; apoiar as demais atividades administrativas –Operar e ter domínio sob os equipamentos necessários à execução dos trabalhos, tais como: computador; aparelho de fax; máquinas fotocopiadoras/duplicadoras e outros. Realizar e atender chamadas telefônicas, anotar e enviar recados. Manter, organizar, classificar e atualizar arquivos, fichários, livros, publicações e outros documentos, para possibilitar controle e novas consultas, principalmente no que se refere aos projetos em execução. Atender ao público em geral, averiguando suas necessidades para orientá-los e/ou encaminhá-los às pessoas e/ou setores competentes. Receber, entregar, levar e buscar documentos, materiais de pequeno porte providenciando os registros necessários de empréstimos e devoluções e afixar materiais de divulgação em editais, quando necessário. Participar das atividades de formação executadas pela Caritas diocesana de Amargosa ou designado por esta. Executar tarefas pertinentes à área de atuação, utilizando-se de equipamentos e programas de informática. Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função; fazer registros de dados; arquivamento de documentos.
Exigências para participação: formação nível médio e/ ou técnico; experiência mínima de 02 (dois) anos; domínio de programas de texto (word), planilha eletrônica (excel) e outros softwares que são indispensáveis à função; capacidade de expressão, comunicação e de trabalho em equipe; conhecimento na área administrativa de organizações não governamentais e/ou projetos.Participar das atividades de formação executadas pela Caritas Diocesana de Amargosa ou por esta designadoDisponibilidade para viagens e trabalhar final de semana, caso necessário.

D)   Comunicador(a) Social (01 vaga)
Atividades:Articulação com rede interna e externa da Cáritas e entidades parceiras, elaboração de projetos, planejamento e relatórios relativos à comunicação, Elaborar materiais de divulgação e de formação; sistematização de experiências registro das atividades desenvolvidas e publicitação nas redes, estabelecer diálogos com os diversos meios de comunicação que abrange a atuação da rede articulada. Construção e alimentação de ferramentas (blog, site, redes sociais...) que possibilitem ao publico interno e externo a apropriação das ações desenvolvidas.
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Exigências para participação: Ter habilitação ou ser estudante em jornalismo e/ou área afim. Domínio de leitura e escrita; experiência com movimentos sociais, Conhecimento comprovado dos processos de comunicação; Domínio dos meios de comunicação – falada e escrita; Criatividade; Domínio de computação; elaboração e sistematização das experiências, criação de peças para os veículos de comunicação social. Participar das atividades de formação executadas pela Caritas Diocesana de Amargosa ou por esta designado.Disponibilidade para viagens e trabalhar final de semana, caso necessário.

E)   Educador(A) Social.(01 vaga)
Atividades: supervisão técnica, pedagógica e administrativa das atividades do projeto, avaliando o cumprimento dos seus objetivos, metas físicas e pedagógicas e tramitações de acordo com os planos de trabalho e representar a entidade em atividades e eventos quando delegados pela sua diretoria.

Exigências para participação: Nível superior completo na área de humanas, Experiências com processos metodológicos de educação popular conhecimento,sistematização, ferramentas de avaliação continuada dos processo, domínio de programas de texto (Word), e planilha eletrônica (Excel) e outros softwares que são indispensáveis à função, conhecimento e ou experiência no campo  da convivência com o semi-árido, cisternas e água para produção em comunidades, percepção de novas tecnologias.Participar das atividades de formação executadas pela Caritas Diocesana de Amargosa ou por esta designado.Disponibilidade para viagens e trabalhar final de semana, caso necessário.

F)   Gerente Financeiro – (02 vagas)
Atividades: subsidiar a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, com as informações que se fizerem necessárias para a execução de Convênios/Contratos e sua prestação de contas; desempenhar as funções de controle administrativo e gerencial de contas bancárias, pagamentos, prestação de contas (serviços de terceiros: pessoa física e jurídica, pessoal, pagamentos de compras variadas), controle de pessoal (pagamentos, recolhimentos de impostos), coordenação de processos de licitação (montagem, execução, julgamento e compras) e serviços outros relativos a esta função.
Exigências para participação: Formação nível superior em Administração, Ciências Contábeis ou Economia; experiência mínima de 02 (dois) anos comprovada em assuntos relacionados com as atividades a serem desempenhadas; conhecimento da legislação de Licitações - Lei n° 8666/93 e suas alterações( decretos ,portarias,...) as demais necessárias à função; domínio de programas de texto (word), planilha eletrônica (excel) e outros softwares que são indispensáveis à função; experiência na área financeira de organizações não governamentais e/ou projetos; fazer registros de dados; arquivamento de documentos.Participar das atividades de formação executadas pela Caritas Diocesana de Amargosa ou por esta designado. Disponibilidade para viagens e trabalhar final de semana, caso necessário.

  
3- PROCESSO DE SELETIVO – INSCRIÇÃO  E SELEÇÃO

3.1-INSCRIÇÃO:

Para inscrever-se, o candidato deverá enviar currículo no período 01 a 07de setembro de 2012, para E-mail amargosa@caritas.org.br, (Favor identificar a vaga que se candidata no assunto do e-mail). Ao inscrever-se, o candidato aceita de forma irrestrita as condições contidas neste Edital, que constitui as normas que regem o Processo Seletivo, não podendo alegar desconhecimento. O candidato que fizer qualquer declaração falsa, inexata ou ainda, que não possa satisfazer todas as condições estabelecidas neste Edital, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo tendo sido aprovado na prova, no caso de o fato ser constatado posteriormente à realização
de qualquer uma das fases do processo seletivo.

3.2 - CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Fases do processo seletivo: Análise de currículum vitae, prova escrita e entrevista.

· Envio de currículos por e-mail: 01a 07 de setembro de 2012
· Divulgação dos currículos selecionados:08 de setembro de 2012;
· Entrevista: 10 de setembro de 2012, Local: Av. Lomanto Junior, 11 – Amargosa – BA
(Seminário Arquidiocesano de Amargosa)
· Divulgação do resultado: 11 de setembro de 2012.
Resultados divulgados:no blog: www.caritas de amargosa.blogspot.com

3.3-Da Documentação dos selecionados
a) Currículo;
b) Cópia do RG – Autenticada;
c) Cópia CPF;
d) Cópia de pagina da ultima contratação da CTPS e cópia da página contendo foto e número da
CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
e) Comprovante de endereço;
f) Cópia do Certificado de Reservista para candidatos do Sexo Masculino;
g) Cópias dos Certificados de Conclusão e diplomas de Formação.

3.4. Local de Trabalho
O local de trabalho tem como referência a sede da Cáritas Diocesana de Amargosa-BA, devendo, no entanto para todas as funções e de acordo com as determinações e
necessidades da Cáritas Diocesana de Amargosa, desenvolver atividades fora da sua sede,
tais como reuniões, encontros e seminários e visita aos projetos. E em especifico os animadores /as atuarão nos municípios de execução dos projetos: Milagres, Brejões, Irajuba, Iaçu, Santa Terezinha, Amargosa, Itatim e ElísioMedrado.

Principais assuntos para a prova escrita:
a)Coordenação de projetos

Coordenação pedagógica e técnica de projetos( planejamento, monitoramento ,  avaliação e sistematização) .Convivência com o semi-árido, desenvolvimento sustentável, agroecologia, economia solidária.

b)Animadores/as de comunidades
Convivência com o semi-árido: tecnologias e práticas agroecológicas

c)Auxiliar Administrativo 
Convivência com o semi-árido
Preenchimento de formulários
Word, Excel
Redação de pequenos textos : oficio, comunicações
Prestação de contas de projetos: Arquivo, digitação.

d) Comunicador (a) social
Convivência com o semiárido
Sistematização de experiência
word, excel, internet

e) Educador Social
Convivência com semi –árido
Educação contextualizada

f)Gerência Administrativa   
Convivência com o semi-árido
Elementos gerenciais e administrativos de projetos
Contratação de pessoal, impostos, serviços prestados
Gestão de recursos governamentais
Tomada de preços, licitação, pregão.
Prestação de contas de projetos
Word Excel


OBS: Os contratados se submeterão a um período comprobatório de 03 meses.

Duração: A contratação poderá ter duração de doze meses podendo ser prorrogada se for de interesse das partes.

Validade: Este processo seletivo terá validade de 90 dias.

Outras informações: Telefone (75) 3325-2320

Iaçu, Bahia, 01de Setembro de 2012
 
Neivaldo Carvalho Santos
Presidente
           

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