terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ASA – Articulação no Semi-Árido Brasileiro

A ASA, (Articulação) no Semi-Árido Brasileiro, é um fórum de organizações da sociedade civil, que vem lutando pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semi-árido brasileiro, desde 1999. Atualmente, mais de 700 entidades dos mais diversos segmentos, como igrejas católicas e evangélicas, ONGs de desenvolvimento e ambientalistas, associações de trabalhadores rurais e urbanos, associações comunitárias, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, fazem parte da ASA. A ASA surge a partir da iniciativa dessas organizações que há anos já trabalhavam na perspectiva da convivência com o Semiárido. Suas práticas significaram uma ruptura com a indústria da seca e com uma tradicional política coronelista, atrasada e cruel.
         A ASA se fundamenta no compromisso com as necessidades, potencialidades e interesses das populações locais, em especial os agricultores e agricultoras familiares, baseado em: a) a conservação, uso sustentável e recomposição ambiental dos recursos naturais do Semiárido; b) a quebra do monopólio de acesso a terra, água e outros meios de produção - de forma que esses elementos,  juntos, promovam o desenvolvimento humano sustentável do Semiárido. 
                                                                                                                                                 

Saiba mais
Criado e desenvolvido pela ASA, iniciado em julho de 2003, o Programa de Formação de e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: um Milhão de Cisternas Rurais – P1MC vem desencadeando um movimento de articulação e convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido, através do fortalecimento da sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias, com uma proposta de educação processual. O objetivo do P1MC é beneficiar cerca de 05 (cinco) milhões de pessoas em toda região semiárida, com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas, fortalecendo a convivência com o semiárido. 
Fonte: site http://www.asabrasil.org.br/

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog postado...

    Era o que realmente estava faltando para uma boa informação do serviço prestado da cáritas.

    Abraços...

    Espero mais informação...

    ResponderExcluir