sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cisterna ao pé da casa é sinônimo de mais saúde para as famílias no semiárido!


                        O acesso a água é sempre um desafio para a população que vive no semiárido e no que se refere a qualidade da mesma. Em muitos casos as famílias têm que acordar de madrugada e sair em busca de água de beber, cozinhar e para os gastos da casa, caminham vários quilômetros para conseguir a água de barreiros, barragens ou tanques de pedras. Esta água encontrada é disputada por pessoas e animais, sem falar que a mesma vem de correntezas com fezes e urina de animais e até mesmo fezes de humanos, sendo esta um lugar de proliferação de doenças.
Os tanques de pedras, barreiros, pequenas barragens e outros tradicionais reservatórios de água, acumulam uma grande concentração de verminoses. Os quais podem causar diversos problemas de saúde nas pessoas.
A captação e armazenamento de água de chuva em cisternas sendo uma alternativa de melhoria de vida é uma solução para abastecimento de água de qualidade para consumo humano, associado à adoção de medidas mais adequadas para que o nível de contaminação possa ser minimizado.
Para garantir a qualidade desta água, os cuidados começam desde a escolha do local para instalação da obra. A cisterna deve ser construída longe de fossas e currais. O telhado deve está sempre limpo e a primeira água da chuva deve ser desviada. As bicas, os canos e o coador devem ser lavados. A cisterna deve ser lavada pelo menos uma vez por ano, quando a água secar. Para retira a água, utiliza-se a bomba, pois as vasilhas poderão levar contaminação para a cisterna, sem contar que, as famílias precisam manter todos os recipientes utilizados para armazena a água limpos, assim garantirá sua qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário