segunda-feira, 13 de maio de 2013

ASA e Petrobras firmam contrato de patrocínio

Acordo vai garantir ações estruturantes para a convivência com o Semiárido
Daniel Lamir - ASACom
Recife - PE
07/05/2013
A cisterna-calçadão tem capacidade para armazenar até 52 mil litros de água | Foto: Valda Nogueira / Arquivo ASACom
A agricultura familiar e camponesa está ganhando mais aliados no desafio da convivência com o Semiárido. No último dia 06 de maio, a Articulação Semiárido (ASA) e a Petrobras firmaram contrato de patrocínio para a construção de tecnologias sociais e estratégias de desenvolvimento local sustentável em 210 municípios nordestinos e do norte de Minas Gerais. O documento viabiliza ações dentro do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA, para beneficiar cerca de 100 mil pessoas. O contrato terá vigência de um ano para construir 20 mil tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para produção de alimentos e criação animal, além de intercâmbios com agricultores e agricultoras familiares, sistematização de experiências, entre outras atividades que visam a multiplicação de boas práticas de convivência com o Semiárido. Ao todo, 65 organizações sociais que fazem parte da ASA vão executar as ações, distribuídas por nove estados do Semiárido.
“O Semiárido ainda necessita de processos de armazenamento e distribuição democrática de água para a produção. Basicamente toda água de produção no Semiárido está concentrada nas mãos de poucos e para poucos usos. Então quando entramos nessa parceria com a Petrobras, não apenas para construir implementações de captação de água, mas também para realizar capacitações, intercâmbios e troca de conhecimentos entre agricultores, na perspectiva da produção de alimentos e da agroecologia, nós damos um passo importante para a convivência com o Semiárido”, avalia o coordenador executivo da ASA, Naidison Baptista.
     

A cisterna-enxurrada aproveita o declive do solo para captar água | Foto: Valda Nogueira / Arquivo ASACom
Dentre as 20 mil tecnologias, o patrocínio vai apoiar a construção de cisterna-calçadão, cisterna-enxurrada, barreiro-trincheira e barragem subterrânea para famílias que já possuem água para consumo humano (beber, cozinhar e escovar os dentes). Estão previstos ainda cinco intercâmbios, sendo dois interestaduais e três intermunicipais, envolvendo cerca de cinco mil agricultores, produção de 260 boletins e 195 banners de experiências, apoio na construção de 130 casas de sementes, implantação de 65 viveiros de mudas e capacitação de pedreiros e pedreiras. Outra atividade que será apoiada pela Petrobras é a terceira edição do Encontro de Agricultores Experimentadores, que será realizado no mês de outubro, em Campina Grande, na Paraíba. De acordo com Naidison Baptista, este novo contrato é fruto das boas referências que a ASA construiu no cumprimento de metas, execução de políticas públicas e capilaridade para atuar no Semiárido. “A ASA tem capacidade de chegar aos pontos mais longínquos, onde estão efetivamente os agricultores e agricultoras mais pobres”, destaca Naidison.
Naidison destaca também que o cenário positivo para o acordo é resultado do comprometimento de outros parceiros, como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na “vontade política de universalizar o acesso à água para consumo humano, através do Programa Água para Todos e, concomitantemente, de ampliar, ao máximo possível, o acesso das famílias à água para produção”.
A nova parceria está se consolidando durante a maior estiagem dos últimos 50 anos e vai reforçar as ações e propostas da ASA na construção de ações políticas estruturantes para a autonomia da agricultura familiar do Semiárido. “Não é um contrato de ações passageiras, mas de ações permanentes. As tecnologias que serão implementadas nas propriedades garantem e preparam os agricultores numa dimensão de conviver e resistir no Semiárido”, define Naidison.
Fonte: ASA BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário