terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Famílias agricultoras do Ceará trabalham em mutirão para melhorar a infraestrutura de produção


Ação é realizada pelo Cetra, através do Programa Uma Terra e Duas Águas

 Foto: Luís Eduardo Sobral
Famílias agricultoras do município de Quixeramobim, no Ceará, foram beneficiadas com ações de apoio a unidades produtivas, visando o aproveitamento de água armazenada por tecnologias sociais previstas no Programa uma Terra e duas Águas (P1+2).
Em regime de mutirão, junto às famílias agricultoras, uma equipe técnica do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) percorreu nove comunidades para cercar as áreas de 
plantio das famílias, construir viveiros e entregar sementes e utensílios para atividades de agricultura. As localidades rurais são Camará, Cosmos Paes, Sabiá, Gerimum, Maloca, Viração, Maraquetá, Pedras Altas e Cachoeira do Luiz.
Cercar as áreas de plantio das unidades produtivas impede a entrada de animais domésticos na área isolada, permitindo que a família produza alimentos agroecológicos a partir do armazenamento de água pelas tecnologias sociais, sejam elas cisterna-calçadão, cisterna-enxurrada, barreiro trincheira, barraginhas ou barragens subterrâneas. “Essa implantação é feita em diálogo com a família, para aproveitar essa água que vai ser armazenada nessa quadra invernosa que vai vir agora”, afirma o coordenador do P1+2, Luís Eduardo Fernandes.
Além da atividade de cercar as áreas de cultivo, a equipe do Cetra auxiliou as famílias na implantação de viveiros para produção de mudas de plantas nativas, frutíferas e hortaliças. Foram entregues também sementes diversas e materiais para serem utilizados na produção, como carros de mão, pás e bandejas para produção de mudas e hortaliças.
“É um processo que visa que o agricultor melhore a sua infraestrutura. E essa infraestrutura sirva pra ele ter uma capacidade maior de produzir alimentos. Ele vai ter uma estrutura que vai condizer com a estratégia dele e ele vai ter mais autonomia também pra produzir essas mudas, porque ele vai ter um espaço mais propício”, explica Luís Eduardo.
As ações de apoio às unidades produtivas, realizadas pelo Cetra, fazem parte do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que tem como objetivo a ampliação da capacidade da estocagem de água para produção de alimentos na agricultura familiar.
 
Flávia Cavalcante
14/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário